Se o seu casamento está marcado para acontecer em 2020 ou em diante, agora com a pandemia, com certeza você está tendo tempo suficiente para reavaliar ou encontrar novas ideias para incluir nele – inclusive já demos algumas sugestões nesse post aqui. Agora se você traz como um ideal o de ser “amigo(a) da natureza”, aqui vai uma boa notícia: muito antes de o mercado de festas entrar em “pause” por causa do COVID-19, já víamos muitos indícios de que uma tendência forte para os casórios seriam as práticas sustentáveis. E como nós temos certeza que logo logo tudo voltará ao normal – inclusive a Casa Assuf funcionando a todo vapor! –, trazemos hoje algumas dicas para incluir no casamento e torná-lo cada vez mais eco-friendly! Veja!
LIBERTE-SE DOS PAPÉIS
Uma das primeiras coisas que você pode fazer para aplicar a sustentabilidade no casamento é abolir o uso do papel no máximo de detalhes que puder – e caso não seja possível, utilizar, ao menos, o papel reciclável. A dica vale para elementos que envolvem desde a decoração até a produção dos convites – uma alternativa é substituir os tradicionais papéis por flores e/ou folhagens secas ou até mesmo por convites virtuais.
CHUVA DE ARROZ NÃO!
Como o próprio título já diz, fugir da chuva de arroz é outro passo rumo a um casamento amigo do meio ambiente. Isso porque, além de ser um desperdício de comida – em um mundo onde milhares de pessoas passam fome todos os dias –, vamos combinar que também é muito desagradável ter que tirar grão por grão do cabelo e/ou de vestidos e ternos elegantes no caminho para a festa, né? Os modelos feitos com tecidos da Casa Assuf, por exemplo, combinam muito mais com flores/folhas secas e/ou confetes de papel reciclados do que, propriamente, com grãos de arroz. Fica a dica para inovar!
OPTE POR MATERIAIS NATURAIS
Seja na decoração ou na escolha dos tecidos para o vestido ou o terno dos noivos, opte sempre por materiais naturais – e, na medida do possível, recicláveis. No décor, texturas como madeira, vime ou rattan combinam perfeitamente com uma infinidade de flores e outros elementos vegetais, além de serem perfeitas para criar uma atmosfera natural e integrada à natureza. Já nos tecidos, aqueles com fibras naturais, tais como o algodão, linho, lã e seda que vendemos nas lojas da Casa Assuf, despontam como uma opção e tanto para dar vida aos looks lindos e sustentáveis do casamento.
USE E ABUSE DAS FLORES DA ESTAÇÃO/REGIÃO
Ainda sobre a decoração (e até mesmo o buquê!), uma ideia para quem não abre mão dos tradicionais arranjos é a e optar por flores locais e sazonais, já que essa prática elimina a possibilidade de trazer espécies estrangeiras e/ou próprias de outra estação e aproveita as que florescem em grande quantidade por aqui.
PRIORIZE A ILUMINAÇÃO NATURAL
Outra boa sugestão para economizar recurso e grana é apostar na iluminação natural. Isso pode ser feito nos casamentos de dia – que aproveitam a luz da manhã/tarde –, ou, caso não seja possível, utilizar velas, que trazem um toque romântico e envolvente a qualquer local, como uma alternativa que minimiza o uso da luz artificial.
PRESENTES PARA O CORAÇÃO
Para finalizar com chave de ouro, não podemos esquecer que as lembranças para os convidados devem refletir os mesmos valores das dicas anteriores – o que significa dizer que deve passar longe de exageros ou desperdícios. Bons exemplos são aqueles feitos à mão (e com muito carinho!), tais como vasinhos de plantas, óleos orgânicos e até a sabonetes naturais e sustentáveis. Já pensou que bacana?!
Gostou das dicas? Acompanhe muitas outras aqui no blog da Casa Assuf!
Fotos: Reprodução da Internet