Provavelmente todas as mulheres que foram noivas ou convidadas para um evento social, ao procurar um look para usar na ocasião, se depararam com termos como haute couture e prèt-a-porter.
E apesar de parecer um bicho de sete cabeças dentro, a Casa Assuf te garante que não tem mistério nesses conceitos. O que existe, na verdade, são propostas diferentes para pessoas que também buscam soluções diferentes.
Pensando nisso, hoje vamos desmistificar, além de exemplificar, essas palavrinhas francesas que fazem o maior no universo da moda. Vamos lá?
HAUTE COUTURE
Traduzindo para o português literal, significa alta-costura. Então, podemos entender que a haute couture produz roupas de luxo, com tecidos de altíssima qualidade. Por isso, as peças não são facilmente encontradas em lojas e vitrines. Pelo contrário: são todas personalizadas e feitas sob medida para cada corpo.
Por isso é muito comum ver pessoas de grande influência, como artistas e famílias reais, abraçando o conceito. Mas atenção, para uma marca receber o “selo” da haute couture, ela precisa ter, necessariamente:
- Showroom localizado no Tiangle D’or, em Paris
- Coleções apresentadas em desfiles, duas vezes por ano, com pelo menos 50 novos modelos
- Peças 100% artesanais – ou seja, todas feitas minuciosamente à mão
- Provas que acontecem pelo menos três vezes no corpo da cliente em questão
PRÈT-A-PORTER
Por outro lado, o prèt-a-porter é traduzido, ao pé da letra, como “pronto para vestir”. E o próprio nome já indica sua finalidade, pois são peças vendidas de maneira padronizada, que permitem a produção em massa. Em outras palavras, são as roupas que vemos nas vitrines e lojas.
Dessa forma, são menos dispendiosas – mas não deixam de ser tão incríveis quanto aquelas que vemos na haute couture. A marca Carolina Herrera, por exemplo, trabalha nesse formato e, pelo menos aqui na Casa Assuf, ficamos ba-ban-do nos looks.
ATENÇÃO!
Agora que você já conhece e sabe diferenciar os dois conceitos, na hora de optar por um deles, vale sempre entender o que você precisa para a ocasião e quais são as suas expectativas sobre a peça. Assim, a chance de ter sucesso na sua escolha são quase 100%. Combinado?
Curtiu esse post? Então aproveita para seguir a Casa Assuf no Instagram e conferir mais novidades aqui no blog!
Fotos: Elements Envato