Sabia que de todo o lixo produzido pelo Brasil, 30% tem potencial para ser reciclado – mas só acontece efetivamente com 3%?
É triste pensar o quanto poderíamos fazer mais pelo meio ambiente, né? Então com o objetivo de incentivar as boas práticas pelo menos dentro do mercado têxtil, nós, da Casa Assuf, trouxemos hoje algumas informações e ideias para reutilizar as sobras de tecido do seu dia a dia.
Que tal se inspirar – e depois escolher algumas para colocar em produção?
DICA DA CASA ASSUF: REUTILIZE AS SOBRAS DE TECIDO!
O reaproveitamento de tecidos é importante para a indústria têxtil, além de promover a sustentabilidade social e ambiental.
É uma prática criativa que pode alcançar peças exclusivas e, ao mesmo tempo, colaborar com a redução do consumo de recursos naturais e a diminuição de resíduos.
Existem diferentes maneiras de fazer reaproveitamento de tecidos na indústria têxtil – abaixo, nós, da Casa Assuf, listamos nossas favoritas. Vamos ver juntos?
DOE AS SOBRAS DE TECIDO
Uma opção simples, mas muito efetiva, é doar as sobras de tecidos para projetos de artesanato ou para instituições de caridade. Isso pode ajudar a reduzir o desperdício e ainda contribuir para a promoção da sustentabilidade social.
INVISTA NO PATCHWORK
Outra forma de reaproveitamento é o patchwork. A técnica nada mais é do que juntas sobras de tecido, que teoricamente não teriam mais utilidade, para criar peças novas. Ou seja: todos os retalhos, juntos, entregam um trabalho lindo!
RE-CI-CLE!
O reciclado é outro assunto que está ganhando espaço na indústria têxtil. Nada mais é do que transformar fibras têxteis em novos fios, que serão usados para produzir novas peças.
Essa prática ajuda a reduzir a demanda por matéria-prima virgem, economizando recursos naturais, e ainda minimiza a quantidade de tecidos descartados no meio ambiente. Ela é muito utilizada, por exemplo, dentro do universo da moda circular.
EXCEDENTES DE PRODUÇÃO
Por último, mas não menos importante, outra maneira de reaproveitar os tecidos é a reutilizar os excedentes de produção, que normalmente são descartados e se tornam resíduos no meio ambiente.
Hoje, muitos fabricantes têm adotado a prática de reutilizar esses excedentes na produção de novos tecidos, evitando que sejam descartados e promovendo a sustentabilidade ambiental e financeira.
Curtiu esse post? Então aproveita para seguir a Casa Assuf no Instagram e conferir mais novidades aqui no blog!
Fotos: Elements Envato