Não se deixe enganar: saber qual o lado certo para trabalhar o tecido pode parecer uma tarefa simples, mas por experiência própria – e anos de mercado – dizemos que não é. Até aqui na Casa Assuf, por exemplo, vemos profissionais com anos de profissão se desdobrando para entender qual a frente e o verso na hora de colocar a mão na massa.
Então, pensando justamente em resolver essa questão de uma vez por todas, reunimos cinco dicas essenciais para descobrir o lado certo do tecido – e arrasar na confecção. Vem ver!
ENTENDA A ESTRUTURA
Por mais óbvio que seja, um dos passos mais simples é entender a estrutura do tecido que será trabalhado. Dessa forma, a frente e o verso ficam bem claros para o profissional. Os tecidos maquinetados, por exemplo, têm desenhos e relevos com uma definição melhor no lado direito do que no avesso.
LEVE EM CONTA O BRILHO
Da mesma forma, também vale analisar o brilho dos tecidos quando alguma dúvida surgir. Tomando como base o cetim, que entrega um entrelaçamento de fios brilhantes e opacos, é possível perceber que na parte da frente os brilhantes se sobrepõem em maior número no lado direito. Ou seja: a frente é brilhante e o verso é opaco.
SINTA O TOQUE
Existem alguns tecidos que passam por um processo chamado de peletização, que é quando algumas resinas são aplicadas ao tecido no final da fabricação. Assim, a parte da frente se torna mais lisa e com um toque mais aveludado, ajudando, mais uma vez, a destacar seu lado certo.
ANALISE A MALHA
No caso das malhas, uma boa estratégia para entender qual a frente e verso, muito utilizada aqui na Casa Assuf, é esticá-la no sentido transversal, de ourela a ourela.
Dessa forma, é possível encontrar o lado direito porque a malha sempre enrola nessa direção.
VERIFIQUE OS ROLOS
Por último, mas não menos importante, um conselho de ouro aqui da Casa Assuf. Como os tecidos são acondicionados em rolos, para facilitar seu manuseio e transporte, normalmente a parte voltada para dentro é a da frente. Assim, é possível proteger cor e acabamento.
Curtiu esse post? Então aproveita para seguir a Casa Assuf no Instagram e conferir mais novidades aqui no blog!
Fotos: Elements Envato