Sabia que você também precisa dominar os aspectos técnicos para conquistar um trabalho perfeito com os tecidos? Pelo menos aqui na Casa Assuf julgamos essencial saber a teoria antes de colocar a mão na massa.
E é por isso que hoje vamos abrir um espacinho aqui para falar sobre o bê-a-bá da construção de um tecido: a diferença entre urdume, trama e viés.
Primeiro de tudo, para contextualizar vocês, é necessário entender que a ourela é o acabamento do tecido. Ou seja, é o arremate na lateral dele, realizado no sentido do comprimento, que impede que os fios se desfiem.
Assim, a posição dos fios perante a ourela é a que define seus tipos: urdume, trama e viés.
URDUME
São os fios que correm em paralelo à ourela em sentido vertical. Aqui, como a elasticidade é bem reduzida, o corte acaba sendo muito utilizado na produção de roupas e fornece um aspecto pouco volumoso às peças.
TRAMA
São os fios perpendiculares à ourela. Diferentemente do urdume, a trama tem mais elasticidade. E por esse motivo, é pouco utilizado na produção de roupas.
VIÉS
O viés é um corte em sentido diagonal à ourela, como em um ângulo de 45°C. Sua elasticidade é ainda maior do que a do urdume e da trama e por isso uma de suas principais características é a resistência.
Além disso, se utilizado para confeccionar roupas, confere a elas um caimento suave e delicado.
Agora que você já conhece a diferença entre esses três tipos de corte, pode brilhar ainda mais nas próximas produções com os tecidos Casa Assuf. Afinal, conhecer o tecido que vai trabalhar é fundamental para conquistar melhores resultados.
Gostou do post da semana? Então acompanhe muito mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato