Talvez você não saiba, mas assim como no processo de escolha do vestido de noiva, eleger o tecido ideal para a gravata do noivo também é essencial. Isso porque, como são diferentes entre si, cada um deles vai definir as características – se tem mais ou menos elasticidade, se amassa com mais facilidade, se é mais ou menos respiráveis, etc – do acessório. Daí a importância de você conhecer cada um dos tecidos antes de escolhe a sua gravata. E é nesse ponto que a Casa Assuf te ajuda (mais uma vez!). Elegemos os quatro considerados os queridinhos dos noivos e o resultado você confere agora!
ALGODÃO
Se a sua pegada é mais voltada para o sustentável, eis aqui o algodão. Ele é um tecido leve e respirável – por isso pode ser utilizado nos mais diversos climas – e, por isso, cai como uma luva quando o assunto se fixa em conforto e frescor. Como um acessório de algodão é menos formal, funciona bem em casamentos diurnos e/ou mais despojados, mas que pedem por um toque de formalidade.
LÃ
De todas as opções, talvez a lã seja a menos comum. E se engana caso pense que, assim com os casacos confeccionados nesse tecido, é indicado somente para lugares mais frios. Por conter fibras absorventes, a lã consegue se adequar às altas temperaturas, quando absorve umidade, e também às baixas, quando aquece o corpo e isola o frio. Outro ponto favorável é que, uma gravata confeccionada com esse tecido, dificilmente perde sua forma original ou amassa. Talvez por isso seja a opção mais versátil para compor as produções dos noivos.
LINHO
Apesar de ser bastante grosso e encorpado – o que garante a ele um ar mais rústico –, o linho consegue ser, ao mesmo tempo, leve e suave. Assim, o conforto é garantido, principalmente quando falamos sobre gravatas. Além do mais, por ser bastante resistente, dificilmente altera sua forma quando exposto à umidade – podendo ser uma opção e tanto para casamentos na praia ou no campo, por exemplo – e também por isso, é um dos mais escolhidos para eventos que acontecem no verão.
SEDA
Por outro lado, se seu negócio é a tradição, a seda é a mais indicada para sua gravata. Considerada um tecido nobre, ela é confortável, além de muito resistente, e pode ser usada tanto no frio (ajudando a manter a temperatura do corpo), como no calor (absorvendo a umidade), graças às suas fibras naturais. Normalmente, uma gravata de seda é utilizada em casamentos bastante sofisticados porque, quando combinada a um terno alinhado, cai como uma luva na composição do look.
Curtiu as dicas de tecidos para a gravata do noivo? Acompanhe muito mais aqui no blog da Casa Assuf!
Fotos: Reprodução da Internet