Todo 9 de março é comemorado o dia mundial do DJ e por isso a Casa Assuf não poderia deixar essa data passar em branco. Afinal, temos total ciência de que além de um tecido lindo para confeccionar os trajes da festa, ou até mesmo do bufê e das bebidas, é essencial para o sucesso de um evento que a música esteja não só boa, mas de acordo com a ocasião. E isso implica na contratação de um profissional que saiba ser o maestro das pick-ups do início ao fim da comemoração, sabendo os momentos certos de incendiar e conduzir a pista de dança, bem como de não deixar ninguém parado.
Então nada melhor do que dicas de ouro para você, anfitrião, não errar na escolha, né? Vamos lá!
SEGREDO DO SUCESSO
Costuma-se dizer que o tripé do sucesso é formado pela combinação entre comida boa, bebida boa e música boa. Então não espere que a gente te diga que é essencial investir em um bom DJ na mesma proporção dos outros serviços essenciais. Já separe logo, pelo menos, 10% do seu orçamento total e garanta que animação e serviço de qualidade não vão faltar na sua comemoração.
PERFIL DA FESTA X PERFIL DO DJ
Essa dica consideramos de ouro porque vale para a contratação de qualquer profissional. Afinal, é essencial que exista empatia entre contratante e contratado e, mais do que isso, que ele faça sentido para você e para aquele momento ali.
Então é muito importante traçar o perfil do DJ com: 1) o seu perfil; 2) o perfil dos seus convidados; e 3) o perfil da sua festa. Assim, as chances de ele conseguir se comunicar e interagir com os convidados na pista, através de sua música, é infinitas vezes maior – o que significa dizer que as chances de seu evento ser um sucesso, musicalmente falando, também aumentam muito!
FORMATOS DISPONÍVEIS
Não se deixe enganar: o formato de um DJ vai muito além do nosso conhecimento básico. Por isso, se você quer fugir do lugar comum, ou simplesmente não curte muito a forma tradicional de embutir esse profissional no seu dia, saiba que existem um leque de possibilidades no cenário musical. Dentre eles estão o open format, o especializado, o live DJ, o VJ, a atração especial e por aí vai. Basta você procurar saber sobre cada um e captar aquele que está mais próximo de alcançar seus sonhos e ideias.
TEMPO DE DURAÇÃO
Para que as expectativas sejam alcançadas e não frustradas, é também muito indicado, antes de contratar qualquer pessoa para tocar na sua festa, que seja acordado o tempo de duração da apresentação. E não é só para que o serviço seja executado de acordo com o valor pago, mas também para que não abra espaço para uma pista de dança vazia ou para que atrapalhe ou sobreponha a apresentação de outros artistas, caso seja o caso de uma atração especial.
SOBRE O REPERTÓRIO
Como todo e qualquer contrato que deve ser fechado para um evento, o ideal é que aconteça uma reunião de planejamento entre o anfitrião e o DJ. Isso porque nesse encontro, além de se apresentar pessoalmente e também de conhecê-lo melhor, também é possível definir o repertório para seu grande dia. Ou seja: o que pode tocar e o que deve ser deixado de lado. Assim, você dá um norte ao profissional e, ao mesmo tempo, garante que seus hits e ritmos preferidos não fiquem de fora nesse momento especial.
ANTECEDÊNCIA É TUDO!
Como normalmente os DJ’s trabalham em apenas um evento ao dia, não se demore na hora de fechar o seu contrato com o seu favorito. O ideal, inclusive, é fazer isso com no mínimo um ano de antecedência.
Assim que definir a data e o local, leia todas as dicas que deixamos listadas aqui e corre para assinar o contrato com aquele escolhido para comandar o seu evento!
Gostou desse post do blog da Casa Assuf? Acompanhe muito mais toda semana!
Fotos: Reprodução da Internet