A moulage, ou modelagem tridimensional, é muito utilizada por costureiras, modistas e estilistas ao redor de todo mundo. Isso porque é uma técnica que consiste na construção do modelo do vestuário diretamente sobre o corpo da cliente ou de um busto de costura. Só que você sabia que para isso acontecer de forma perfeita, é necessário investir em tecidos específicos para a produção de uma peça perfeita? É isso que nós, da Casa Assuf, vamos apresentar hoje para vocês.
Só vale lembrar algumas regras básicas para aplicar a técnica: 1) a tela da moulage – ou seja, o tecido onde o molde será feito – deve trazer tecidos compostos com 100% de algodão; 2) a estrutura do tecido deve ser preferencialmente de tela – ou seja, trama, urdume e ourela; 3) é indicado utilizar um tecido similar ao que irá compor a peça, mas com gramatura média, justamente para não pesar muito; 4) quanto ao tamanho, o indicado é utilizar entre 1,5m e 3,0m de largura; e 5) quanto maior a largura do tecido, maior é o aproveitamento da tela. Dito isso, vamos às sugestões de tecido para utilizar a técnica!
- Morim: talvez o mais conhecido na moulage, é um tecido em tela leve e fina, conhecido como “tela de algodão”. Além disso, sua trama é mais aberta e transparente quando comparada a outras opções.
- Algodão cru: apesar de poder ser encontrado em várias gramaturas – desde as mais leves às mais pesadas –, os especialistas indicam a intermediária e levemente transparente para trabalhar com a técnica.
- Percal: o percal é muito maleável e por isso muito utilizado para representar os tecidos mais finos e leves.
- Tricoline: também indicado para simular os tecidos mais leves – em efeito semelhante ao percal –, o tricoline traz uma trama mais fechada e de gramatura mais leve.
- Cambraia de algodão: assim como as duas opções acima, é apropriada para representar os tecidos leves, com a única diferença de ser uma alternativa mais requintada.
- Vichy: a estampa desse tecido auxilia no posicionamento da tela no manequim. Inclusive muitos profissionais gostam de utilizá-lo justamente por causa da estampa, que pode ajudar na hora da marcação.
E aí, gostou das sugestões da Casa Assuf? Acompanhe muito mais aqui no blog!
Fonte e fotos: Francys Saleh