A Casa Assuf lida com profissionais da área de costura todos os dias e entende bem todos os obstáculos que devem ser ultrapassados na profissão. Então, pensando em facilitar a vida dos iniciantes, resolvemos dar destaque aos três tecidos mais utilizados nesse primeiro momento da carreira de um profissional. Em outras palavras, são aqueles ideais para praticar e produzir suas primeiras peças.
A dica de ouro, entretanto, é começar pelo básico e ir evoluindo aos poucos. Combinado?
TRICOLINE
Primeiramente está o tricoline, um dos mais práticos para quem está começando. Ele pode ser 100% algodão ou ter alguma composição agregada (por exemplo, misto). Como tem um pouco de estrutura e é simples de cortar e costurar, é ideal para peças que precisem ficar um pouco armadas.
- Tricoline liso: indicado para roupas de alfaiataria
- Tricoline estampado: indicado para decoração, além de confecção de vestidos e roupas infantis
VISCOSE
É um tecido versátil e bem macio. Igualmente ao tricoline, tem algodão na composição e por isso deixa a roupa com um caimento bem levinho e fluido.
- Indicado para: vestidinhos e shorts de verão, regatas de alcinhas, macaquinho soltinho e saias evasê ou godê.
GABARDINE
Por outro lado, o gabardine é um tipo de microfibra, composta geralmente por poliéster e viscose, com porcentagem variável de cada fabricante. Contudo, possui aspecto sedoso e elegante, de alta durabilidade – como a maioria dos tecidos vendidos na Casa Assuf, claro –, e é resistente a amassados e amarelamento.
Ou seja: tem fácil manuseio e costura, podendo uma peça pronta durar muitos anos!
- Indicado para: saias sociais, casacos, calças ou bermudas.
Agora conta aqui pra gente aqui nos comentários: esse post foi útil pra você?
Ah! Não deixa de acompanhar muito mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato