Maio mal começou e já podemos dizer que é marcado por vários significados! No trânsito, ele é considerado Amarelo – com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo –; na igreja católica, é dedicado à Maria, mãe de Jesus; no comércio, as mamães também ganham seu espaço especialmente no segundo domingo; e, por fim, no mercado de casamentos, maio vem não só com o aniversário da Casa Assuf – esse ano contabilizamos o 78º e vamos falar sobre isso muito em breve! – , como também o mês delas, uma das personagens principais de um grande dia: as ilustríssimas noivas.
Entretanto, apesar de essa informação ser um conhecimento de mundo, você já parou para se perguntar o porquê de ele ser escolhido e dedicado por e para elas? Caso não, vai descobrir agora com o resultado da pesquisa que fizemos especialmente para vocês (e para a ocasião). Afinal, noivas e Casa Assuf têm tudo a ver!
POR QUE MAIO É CONSIDERADO O MÊS DAS NOIVAS?
Existem várias teorias que envolvem essa ligação entre o mês e as noivas. Historicamente falando, a mais tradicional, vinda dos países do hemisfério norte, relaciona costumes populares e também o início de uma nova estação: a primavera. Segundo o site Brasil Escola, “países com baixas temperaturas permaneciam longos períodos sem a luz do sol e a falta de calefação nas residências também ditava os hábitos de alguns povos. Diferentes sociedades esperavam o aumento das temperaturas para retomar seus banhos, já que a água era muito fria em outros períodos”. E começava a esquentar justamente em maio, o mês que também trazia flores em grande escala para serem utilizadas em banhos, óleos e roupas – permitindo à população melhorar os odores corporais – e lindos arranjos para as decorações. “Assim, como a menor incidência de chuvas, maio tornou-se propício para casamentos, já que permitia a reunião ao ar livre, os festejos sem contratempos climáticos e a aglomeração de pessoas de forma mais agradável”.
Além disso, na opinião do padre e teólogo Pedro Iwashita, ao longo dos séculos, esses elementos passaram a ter relação com a celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria”, finaliza.
Gostou? Acompanhe muito mais aqui no novo blog da Casa Assuf!
Fotos: Reprodução da Internet