Sem dúvidas a cerimônia – seja ela religiosa ou civil – é uma das partes mais bonitas de um casamento. Ela personifica, de fato, o amor e a promessa de dois corações viverem como apenas um. Entretanto, com as diversas opções que existem hoje em dia, pode parecer uma missão difícil escolher a pessoa quem vai celebrá-la. E é por isso que vamos apresentar, no texto abaixo, informações úteis e esclarecedoras a respeito de cada pessoa que exerce esse papel tão importante na vida dos noivos. Acompanhem!
PADRES, PASTORES E REVERENDOS
Se vocês não abrem mão de uma bênção religiosa, a melhor opção para vocês é procurar um padre, pastor ou reverendo para ministrar a cerimônia. Só é importante lembrar que se vocês sonham em casar na igreja, não vai encontrar grandes problemas. Problema mesmo é quando os noivos são religiosos mas têm o sonho de dizer “sim” em um ambiente externo. Isso porque os padres, ao contrário de pastores e reverendos, só podem realizar missas dentro das paróquias. Então vocês já sabem: casamento na igreja = padre. Casamento fora da igreja = pastores e/ou reverendos.
JUÍZES DE PAZ
O juiz de paz é a pessoa certa para validar um casamento de cunho civil. Seja no cartório ou fora dele – existem vários que topam trabalhar em matrimônios externos, como aqueles ao ar livre –, ele não celebra, mas sim oficializa a união.
CELEBRANTES
Aqui a regra é fazer a regra. Afinal, o celebrante pode ser tanto um profissional especializado no assunto, como um amigo e/ou parente do casal, que conhece tanto os dois a ponto de conduzir com maestria um momento tão especial. Só vale atentar que aqui não há nenhum cunho religioso, ok?
Acompanhe mais novidades sobre o mundo dos casamentos aqui no blog da Casa Assuf!
Fotos: Reprodução da Internet