Se você não escolheu algum modelo da linha prêt à porter (à pronta entrega) da Casa Assuf, com certeza foi porque comprou o seu (ou seus) tecido(s) preferido(s), e escolheu a dedo, no nosso extenso catálogo, um modista para chamar de seu. De uma maneira ou de outra, conseguiu realizar o sonho do vestido de noiva próprio e, agora que o casamento passou, com certeza o que ficam são as lembranças não só na memória, como também nas fotos, nos vídeos – e por que não, nesse próprio vestido?
Mas para que essa doce recordação dure a vida inteira, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, ninguém quer ter uma surpresa desagradável, seja quando você mesma for retirar da embalagem para matar a saudade do casório de uma forma física, ou lá na frente, quando for mostrar com orgulho para seus filhos e netos o (muito!) que foi o seu modelito para o grande dia. Então que tal anotar aí uma dicas para que o armazenamento seja perfeito para conservar essa relíquia? É só rolar a página!
LEVE A UMA LAVANDERIA ESPECIALIZADA
Assim que a correria do casamento e da lua-de-mel passar, não hesite em se encaminhar até uma lavanderia especializada na lavagem de looks de festa – esse ponto é essencial, pois a lavagem deve seguir as características de cada tecido –, justamente para garantir que o seu passe por todo o processo de higienização necessário. Isso é essencial não só para garantir a higiene do modelo, mas também para retirar uma manchinha aqui, outra ali – que com certeza sofreu alguns pequenos danos no grande dia.
LIBERTE-SE DO FERRO DE PASSAR
Caso ele não venha da lavanderia passado, nem pense em fazer isso sozinha. Isso porque, conforme dissemos acima, cada tecido tem sua especificidade, e colocar um ferro de passar roupas nele, sem ter conhecimento sobre o assunto é muito arriscado. Além do mais, esses equipamentos também ajudam a aumentar a chance de surgirem manchas amareladas futuramente.
NADA DE CAIXINHA!
Nós bem sabemos o valor afetivo que esse modelito tem para você, e talvez por isso, queira guardá-lo em uma caixinha linda e especial. Mas precisamos cair com essa ideia agora porque, a longo prazo, pode não ser a melhor alternativa. Por isso, os especialistas indicam que a peça seja pendurada em um cabide – e não dobrada – e coberta por alguma capa, como por exemplo, a que ela mesmo vier, para evitar, principalmente, que amassados (quase impossíveis de sair!) surjam ao longo do tempo.
E fica aqui mais uma dica: com os tecidos naturais se desgastam naturalmente ao longo dos anos, o ideal é enrolá-lo em um papel de seda e armazená-lo em um lugar seco, sem umidade ou contato com a luz.
SEM INTRUSOS!
Caso ele seja composto por materiais naturais, como o algodão, a seda e/ou o linho, o indicado é que você coloque, junto a ele, uma bolinha de naftalina ou cânfora, para evitar que bichinhos ou insetos “comam” a peça.
DEIXE O VESTIDO RESPIRAR
Por fim, mas não menos importante, pelo menos uma vez por ano retire-o do armário e deixe-o tomando um arzinho fresco, para que possa respirar e para evitar que as dobras fiquem muito marcadas. Assim, você também pode conferir se está tudo em ordem com ele e, de quebra, matar a saudade de um dos dias mais especiais da sua vida!
E aí, gostou das dicas para conservar seu vestido Casa Assuf? Acompanhe muito mais, toda semana, por aqui!
FOTOS
1. Reprodução da Internet | 2. Demetrius Borges