Daqui a alguns dias – mais especificamente, dia 12 – é comemorado o ano novo chinês e, apesar de vivermos em outro continente, não escondemos nossa admiração por quem está do outro lado do oceano. Afinal, países como a China são mundialmente conhecidos por cultivarem, entre seus povos, a valorização do intuitivo, do universo, da religião e, obviamente, do casamento. Para eles, esse é um dos ritos mais importantes da vida de uma pessoa e por isso não poupam esforços para que tudo aconteça de uma forma bem tradicional – apesar de o mundo e o mercado ditarem um viés mais moderno – e simbólica.
Mas e você, que está prestes a se casar, conhece as tradições e costumes dos chineses para subir ao altar? Caso não, fique aqui e confira algumas (dentre muitas!) para trazer a você tanto um pouquinho de conhecimento de mundo, como um montão de inspirações para o grande dia!
ESCOLHA DA DATA E HORÁRIO
Aqui pelo Brasil poucos casais fazem questão de escolher uma data ou um horário que envolva algum significado ou superstição para eles. Mas lá na terra dos chineses essa escolha é muito diferente. É que normalmente os noivos optam por dias que já são especiais por si só – como, por exemplo, aniversários – e horas “na metade”, assim, conseguem começar a vida a dois quando os ponteiros estão subindo ao invés de abaixar
VÉSPERA DO CASÓRIO
Quando chega a noite que antecede o grande dia, os nubentes passam por mais um ritual chinês: pentear e desembaraçar seus cabelos, em um simbolismo sobre a entrada na vida adulta. Assim, o pente ou a escova são utilizados quatro vezes, em sequência, sendo que cada uma dessas vezes traz um significado. A primeira representa a união do início ao fim do casamento, a segunda a harmonia e a verdade, a terceira os filhos e netos e a quarta a saúde e o casamento duradouro.
TUDO VERMELHO!
Apesar de grande parte do ocidente – e até do oriente – seguir à risca a clássica tradição do vestido branco para o casamento, no matrimônio chinês o que não pode faltar para a noiva é um vestido vermelho, desde o mais simples até os que trazem tecidos nobres e imponentes, tais como os vendidos aqui na Casa Assuf. Isso porque a cor está diretamente relacionada aos bons fluidos, como prosperidade, fortuna e boa sorte, que os noivos podem (e devem!) receber na vida de casados. E não para por aí: outros detalhes, tais como o convite e até a decoração, também costumam ter pelo menos algum detalhe em vermelho – para a sorte não falhar mesmo!
CERIMÔNIA RELIGIOSA
Ao contrário do que muita gente pode pensar, as cerimônias religiosas normalmente são bem simples e contam com rituais bastante característicos dos seus povos. Assim como por aqui, os noivos entram no altar com seus pais e, assim, prestam homenagens ao Céu, à Terra, a seus antepassados e ao deus Tsao-Chün, sendo servido aos pais dos noivos um chá com duas sementes de lótus. Em seguida, os nubentes se cumprimentam como uma reverência que completa e conclui a cerimônia.
É FESTA!
Assim como aqui no Brasil, a recepção de convidados é uma das (se não a mais) parte esperada do grande dia. É que nela acontecem tantas outras tradições, como o discurso e o corte do bolo – que acontece debaixo para cima, já que as camadas dele representam as fases da vida de casados – e um brinde saudando a união e à nova família. O bufê também ganha destaque porque costumam ser servidos, em média, de nove a dez pratos diferentes aos convidados.
Agora a parte diferente daqui é que os chineses não costumam se empenhar tanto na “farra”, contratando, assim, serviços mais discretos, como um teclado ou uma orquestra, para guiarem o momento.
No fim, recém-casados e convidados cumprimentam-se com um aperto de mão antes de irem embora.
E aí, qual sua tradição favorita? Conta para gente nos comentários aqui no blog da Casa Assuf!