Se você tem um mínimo interesse que seja no mundo do corte e costura, então com toda certeza já ouviu falar em overlock, interlock e ultralock. Mas se essas palavras soam em grego para você, não tem problema! Mais uma vez nós, da Casa Assuf, estamos aqui para te ajudar – e desmistificar – todo o universo que envolvem esses três tão falados termos, por fim. Veja tudo no post abaixo!
Primeiramente você precisa entender que existem diferentes tipos de máquinas de costura. Cada uma traz suas peculiaridades e consegue atender às mais diversas demandas e necessidades. Assim, os profissionais separam em três categorias: overlock, interlock e ultralock.
OVERLOCK
possui apenas uma agulha, trabalhando com três fios, duas linhas de overloque (que são passadas pelos loopers) e uma linha comum envolta na agulha. Além disso, a máquina possui dois pedais: um para controlá-la e outro para levantar o pé calcador. Além disso, pode ser industrial ou semi-industrial.
INTERLOCK
Esta máquina trabalha com duas agulhas e quatro fios simultaneamente. Nesse sentido, além de desenvolver todas as funcionalidades da que citamos ali em cima, ela faz, também, um ponto de segurança mais afastado. Portanto é ideal para costuras pesadas, que acabam necessitando de uma estrutura característica para serem fixadas. Semelhantemente à overloque, pode ser industrial ou semi-industrial.
ULTRALOCK
Essa é, sem dúvidas, a máquina mais conhecida de todas. Afinal, ela é a famosa máquina doméstica. Então podemos dizer que a ultralock permite o ajuste de pontos mais largos e mais estreitos. Inclusive é possível trabalhar com o ponto de overloque e o ponto de segurança, porém não tão afastado como o ponto da interloque (ponto de cadeia). Do mesmo modo, possui duas agulhas e pode trabalhar com dois fios e duas linhas.
Agora conta aqui pra gente: esse post da Casa Assuf foi útil pra você?
Ah! Não deixa de acompanhar muito mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato