Não é novidade para ninguém o que é e do que se trata a técnica de costurar. Mas já parou para pensar como ela surgiu nesse mundão? Como nós, da Casa Assuf, não vivemos sem esse universo (afinal, costura boa e tecidos de qualidade são o casamento perfeito!), apresentamos para vocês, agora, a breve história dessa ferramenta de milhões.
CASA ASSUF EXPLICA: UM GIRO PELO COMEÇO
Pode até parecer utopia, mas para falar de máquinas de costura precisamos voltar, aproximadamente, 30 mil anos no tempo. Afinal, a arte de juntar partes de um tecido, couro ou qualquer que seja o material maleável, começou lá nessa época, quando os homens utilizavam agulhas de ossos ou chifres de animais para executar a técnica manualmente e alcançar seu objetivo.
Por outro lado, podemos dizer que a teclagem é um pouco mais “atual” – no caso, voltamos apenas 5 mil anos, quando eram traçados fios feitos com pelos de animais. Já em 1755, surgiu, por fim, a costura mecânica, pelas mãos de Charles Wiesethal e, posteriormente, em 1790, veio a máquina de costura para trabalhos em couro, patenteada anos depois por Thomas Saint.
AS PRIMEIRAS MÁQUINAS DE COSTURA DA HISTÓRIA
Mas foi só no ano de 1807 que apareceu, de fato, uma máquina de costura funcional, assinada pelo alfaiate Barthelemy Thimmonier. Os operários da época, porém, se revoltaram com a inovação, a ponto de colocar fogo nelas e em todas as oficinas de costura.
Só que o protesto foi em vão! Tanto que pouco depois da revolução, lá nos Estados Unidos, Isaac Singer criava a primeira máquina de costura com pedal, no ano de 1851. E daí para frente foi só sucesso e aprimoramento do equipamento que nós – e as costureiras – amam de paixão!
DICAS DE OURO PARA COSTURAR
Agora que você já conhece a breve história das máquinas de costura, a Casa Assuf separou algumas dicas importantes para aplicar na rotina de costura e fazer sucesso com o trabalho. Anota aí!
- Tenha organização: como os instrumentos de trabalho com costura são muitos, e na maioria das vezes pequenos, o local que você separa para costurar deve estar sempre bem-organizado e limpo.
- Invista em uma boa iluminação: como costurar – seja na mão ou na máquina – é um trabalho minucioso, ter um ambiente claro e arejado faz toda a diferença no resultado entregue. Afinal, a técnica exige um grau de detalhamento bem grande, e você só consegue enxergar 100% tendo uma boa iluminação.
- Aposte em boas tesouras: aquelas comuns, como, por exemplo, as utilizadas para cortar papéis, não são as mais indicadas. Por isso nosso conselho é ter sempre uma tesoura de tecido por perto, para não correr o risco de outras que não têm a mesma finalidade “mastigarem” o tecido cortado.
- Atenção ao tipo de agulha: de tecido a Casa Assuf entende bem e por isso te dizemos que cada um deles exige uma linha diferente. Existem variações em espessura e tamanho, que fazem com que cada uma delas seja ideal para cada um deles. Ou seja: é muito importante estar atento a qual comprar e principalmente utilizar.
- Cuidado com o overlock: garanta sempre que o tecido não esteja próximo do pé da máquina. Assim, partes erradas não entram no local em que a agulha está. Além disso, nesse mesmo ambiente se encontra a faca – e qualquer pisada no pedal pode causar estragos, muitas vezes irreversíveis. Todo cuidado é pouco!
Acompanhe mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato